Importância do Dólar na Economia Mundial

By | 14 de outubro de 2014

Nos dias de hoje, a importância do dólar é cada vez maior, principalmente em um mundo onde as relações estão cada vez mais próximas, as alianças e parcerias cada vez mais estreitas e a globalização não para.

De uma forma geral, há de se dizer que o dólar é caracterizado pelo US$ na frente. A moeda americana também é conhecida como dólar comercial, afinal, é a moda mais difundida do mundo, e sua circulação se dá não só nos Estados Unidos, como em todo o mundo.

Para se ter uma ideia, há estimativas de que existam aproximadamente 700 bilhões de dólares americanos em circulação, considerando ainda que dois terços (quase 70%) esteja fora do país de origem.

Inclusive, são muitos os países que, com o tempo, deixaram sair de circulação sua própria moeda local para dar espaço para o dólar, deixando que os seus produtos fossem, então, avaliados na moeda americana.

Inclusive, no próprio território brasileiro, houve épocas em que grandes nomes das finanças viam de forma positiva a dolarização da nossa economia, pensando que seria a única forma de combater a inflação.

Valor do Dólar em Real

Durante algumas épocas, a moeda brasileira valia a mesma quantia que o dólar, o que fez com que os brasileiros começassem a gastar muito. Porém, o preço do dolar hoje vale pouco mais do que o dobro do real moeda brasileira, e muitos dos nossos produtos e serviços são cotados nessa moeda, um dos motivos pelo qual o dólar é importantíssimo.

Além disso, a atenção no câmbio se dá pelo fato de que a grande maioria das ações na bolsa de valores está baseada no dólar. E, cabe a nós estarmos sempre ligados e informados, seja pela internet ou por casas de câmbio, para que tenhamos conhecimento sobre a cotação do dólar, já que ele influencia diretamente na valorização ou desvalorização da bolsa.

Dar importância ao dólar nesse caso fará com que você não perca dinheiro por desconhecimento, certo? Agora que você já sabe os motivos pelos quais devemos ficar ligados na cotação do dólar, não deixe mais de conferir as alterações que estão ligadas com o mesmo com frequência!

Recomendamos para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *